Página

Blog

Home

| Blog

27 de agosto de 2019

Como prevenir a dor no cotovelo?

Ter dores no corpo pode se tornar algo bem comum para muitas pessoas, especialmente aquelas que passam muito tempo em uma mesma posição ou têm que fazer muito esforço físico. A dor no cotovelo, por exemplo, é algo comum em atletas que precisam manter grande pressão sobre os braços, com é o caso de golfistas e ciclistas.

Porém, quando essa dor evolui e se torna persistente, então você tem um problema. Esse é o caso da epicondilite, uma inflamação nos tendões que sustentam o braço e antebraço através do cotovelo. Quando essa área é forçada por muito tempo, ela começa a sofrer pequenos danos e desgastes, o que leva a uma dor persistente e prolongada.

Quer entender melhor esse transtorno? Então acompanhe.

Quais são os principais sintomas da epicondilite?

Identificar esse tipo de inflamação não é tão fácil para uma pessoa comum. O primeiro ponto é uma dor persistente no ombro, a qual costuma se estender pelo antebraço e dificulta a sua movimentação. Isso faz com que você tenha mais dificuldades para executar suas tarefas do dia a dia, como manipular objetos.

As dores também podem ser levemente diferentes dependendo da localização específica da inflamação. Se as dores forem sentidas na parte externa do cotovelo e se pronunciarem mais ao abrir e fechar o punho, é sinal de que o dano está no epicôndilo lateral. Se, por outro lado, a dor for sentida na parte interior do cotovelo, pronunciando-se ao girar o pulso, então o dano está no epicôndilo medial.

Como prevenir?

Primeiramente, você deve entender qual atividade está gerando mais danos. Se você começou a sentir estas dores após começar a andar de bicicleta com mais intensidade, então você deve adaptar seu equipamento para garantir que ele não irá causar danos ao seu corpo.

Em todo caso, o componente central para sua prevenção é entender a causa do problema e mudar seu comportamento. Em alguns casos, basta que você mude de postura ou comece a tomar intervalos maiores durante a atividade. Em outros, você vai precisar de uma modificação no seu espaço, com descansos para os braços na sua bicicleta, por exemplo.

No geral, qualquer problema físico pode ser reduzido com uma alimentação saudável e algumas atividades físicas. Se você não tiver um tratamento específico, basta seguir esse.

Quais são os principais tratamentos da epicondilite?

Se você já está com dor no cotovelo de forma persistente e crônica, então você precisa ir buscar tratamento o quanto antes. Buscar um médico especializado será a melhor maneira de economizar sua energia e resolver o problema imediatamente. Além, é claro, de identificar qual é a causa central e como ela pode ser prevenida.

Com uma consulta, você pode já definir quais ajustes de comportamento precisam ser feitos para evitar que o problema se agrave e também iniciar um tratamento adequado. Desde que você siga as orientações corretamente, não deve ter nenhum problema para se recuperar e manter o mesmo nível de atividade ao longo do tempo.

Assim, entre em contato com a Orthos – Clínica de Fraturas e marque uma consulta com nossos médicos especializados em ortopedia e traumatologia. Cuidar da sua saúde deve ser prioridade!