Página

Blog

Home

| Blog

8 de julho de 2019

Como prevenir lesões nos joelhos

O joelho é a maior articulação do corpo humano, e a que mais sofre lesões. Isso acontece porque o joelho é uma articulação complexa, com diversas partes que a tornam vulnerável a vários tipos de traumatismos.

Apesar da maioria dos acidentes serem inevitáveis, existem algumas recomendações e dicas que podem ajudar a reduzir o número e a intensidade das lesões no joelho. Quer saber quais são elas? Confira!

5 maneiras de prevenir as lesões nos joelhos

As lesões nos joelhos podem ser crônicas (tendinites, artrites ou bursites) ou agudas (rompimentos de ligamentos, lesões na cartilagem ou nos tendões), sendo provocadas por diversos fatores.

A boa notícia é que muitas das lesões no joelho podem ser tratadas sem cirurgia, ou melhor, você pode prevenir as lesões ao seguir nossas dicas. Vamos lá?

Mantenha uma alimentação equilibrada

A sua rotina alimentar deve ser composta por alimentos ricos em vitaminas, principalmente A,B e D, cálcio, ácidos graxos e ômega 3. Líquidos também são fundamentais, por isso beba muita água.

Lembre-se dos alongamentos

É muito importante incluir essa etapa na sua rotina de exercícios físicos, principalmente se você deseja prevenir lesões. Os alongamentos podem ser feitos durante uns 30 segundos antes da atividade e também depois que você já tiver terminado.

Escolha exercícios sem ou com pouco impacto

Sempre que possível, opte por esportes como natação ou andar de bicicleta. Essas práticas permitem que você mantenha o tônus muscular com baixo impacto muscular.

Calçados adequados

Ao praticar esportes, use tênis corretos para a modalidade, confortáveis e com um bom amortecedor no calcanhar. Isso ajuda a evitar torções e a tirar a pressão da articulação do joelho, ajudando no alinhamento correto do membro e na melhoria do equilíbrio. É indicado também que as mulheres evitem usar salto alto todos os dias, pois, além de causarem encurtamento da musculatura da panturrilha, também enfraquecem a musculatura anterior da perna.

Mantenha o peso controlado

Quanto maior for o peso, mais forte é o impacto no joelho. A cada passo dado, o impacto de duas a quatro vezes o peso da pessoa é transmitido através da circulação do joelho.

Agora que você já sabe como cuidar melhor dos joelhos, que tal compartilhar esse conteúdo nas redes sociais com seus amigos? Caso tenha sintomas persistentes nos joelhos ou em outras regiões do corpo, não hesite em procurar ajuda médica, entre em contato com a Orthos Clínica de Fraturas e agende uma consulta.