11 de outubro de 2019

Estiramento muscular e suas causas.

O alongamento é uma parte importante de qualquer exercício físico, especialmente esportes mais intensos. A razão disso é evitar algumas lesões, principalmente o estiramento muscular. E quanto mais isso acontece, mais difícil é continuar praticando exercícios. Muitos amadores, que não têm o hábito de fazer um alongamento ou aquecimento antes dos exercícios, acabam passando por esse problema e podem perder parte de sua capacidade.

Um estiramento muscular, de forma simples, é quanto os músculos se esticam além de sua capacidade máxima, o que gera uma lesão indireta no tecido. Ele também é dividido em três tipos de acordo com sua gravidade:

• Grau I: pequena porcentagem de tecido muscular danificado, acompanhado de dores localizadas e inflamação. Restauração tende a ser rápida;
  • Grau II: entre 5% e 50% de fibras musculares danificadas, com sintomas similares ao primeiro grau, porém, com maior intensidade. A recuperação é mais lenta;
  • Grau III: lesão de mais de 50% do tecido muscular, com dores que variam de moderada a muito intensa. Há possibilidade de perda da função muscular.

Para poder se prevenir, o melhor a fazer é entender as causas e evitá-las. Veja aqui algumas das principais:

Idade avançada

Com a idade, a capacidade de contração e extensão dos músculos tende a diminuir naturalmente. Reconhecer essa redução é fundamental na hora de praticar exercícios, pois ela estabelece o limite do seu corpo no momento. Se você pretende praticar esportes na terceira idade, por exemplo, deve ter bastante atenção ao seu preparo.

Levantar muito peso

Uma das maiores causas do estiramento muscular é justamente levantar peso demais, seja em tarefas do dia a dia ou em uma rotina de exercícios. Quando a carga é muito elevada, os músculos são levados além de seus limites e têm alto risco de sofrerem alguma lesão. Especialmente se já estiverem fragilizados por alguma outra razão.

Problemas de postura

A sua postura em atividades físicas define como seus músculos vão ser usados e como vão se desenvolver após o exercício. Se você não tiver uma postura adequada durante a prática de exercícios, ou mesmo no dia a dia, pode ser que sua estrutura muscular seja forçada de forma incorreta, aumentando os riscos de estiramento.

Falta de sono

Enquanto você dorme, seu corpo está recuperando energia e restaurando qualquer dano causado durante exercícios. Por isso o descanso é uma parte importante de qualquer rotina de treinamento. Não ter uma boa noite de sono a cada dia vai pouco a pouco desgastando seus músculos, o que pode levar a um estiramento muscular.

Lesões anteriores

Uma vez que você sofra um estiramento, a restauração daquele tecido assume uma forma diferente, mais fibrosa, que é menos flexível. Isso significa que, a cada vez que você passa por essa lesão, o risco de que ela ocorra novamente é bem mais alto.

Com essas informações, você já está preparado para se prevenir contra o estiramento muscular no seu dia a dia. E se quiser mais informações para evitar lesões e ter uma vida mais saudável, marque uma consulta na Orthos Clínica e esclareça suas dúvidas e sintomas com nossos profissionais qualificados.