Página

Blog

Home

| Blog

20 de junho de 2019

SAIBA MAIS SOBRE OS TRATAMENTOS PARA HÉRNIA DE DISCO

Conforme envelhecemos é normal surgirem dores na coluna, no pescoço e em outras regiões. No entanto, a hérnia de disco é um problema que surge, geralmente, entre os 25-45 anos e atinge cerca de 15% da população mundial.

A hérnia de disco é uma lesão nos discos intervertebrais que estão localizados entre as vértebras cervicais, torácicas e lombares. Ela ocorre com mais frequência na região lombar e a localização mais comum fica entre a quarta e a quinta vértebra lombar (L4/L5) ou no disco que fica entre a quinta vértebra e o sacro (L5/S1).

A boa notícia é que existem diferentes tipos de tratamentos que ajudam no alívio das dores, há opções cirúrgicas e não cirúrgicas, cada caso é diferente e somente o médico especialista sabe qual é o mais indicado.

Tratamentos para hérnia de disco

Como vimos, existem diversos tipos de tratamentos para hérnia de disco. A maioria deles são técnicas que visam diminuir a compressão a que estão submetidos os discos da coluna.

O tratamento de hérnia de disco pode ser dividido em três degraus de complexidade: no 1º degrau os tratamentos conservadores, no 2º degrau os tratamentos minimamente invasivos e no 3º degrau, a cirurgia de coluna.

Tratamentos conservadores

No primeiro degrau, são utilizados analgésicos, antiinflamatórios, relaxantes musculares e medicações que buscam controlar o funcionamento dos nervos na coluna, e também:

  • Fisioterapia;
  • Acupuntura;
  • Massagem;

Tratamentos minimamente invasivos

Nesse caso, os tratamentos são injeções de medicações na área do nervo com o disco. Esses procedimentos são realizados de forma precisa devido ao uso de um aparelho de radioscopia. Assim, o objetivo é desinflamar as estruturas atingidas pela hérnia de disco para que o paciente sinta o alívio dos sintomas e possa voltar às atividades normais do dia a dia.

Tratamento cirúrgico

Se as duas opções de tratamento falharem e o paciente continuar sentido dores e incômodos, é necessário considerar o tratamento cirúrgico convencional. Esse tratamento busca a descompressão do nervo que possa estar pinçado e a melhora nas conjunturas do disco que sofreu a hérnia.

Como prevenir a hérnia de disco?

Para fugir das dores causadas por esse e tantos outros problemas, você pode adotar mudanças no seu estilo de vida e, consequentemente, viver de uma maneira mais saudável. Por exemplo:

  • Pratique atividades físicas sob a supervisão de um profissional, principalmente para fortalecer a musculatura de sustentação da coluna;
  • Adote uma dieta saudável para controlar o peso corporal e prevenir que a coluna sofra com o sobrepeso;
  • Não carregue excesso de peso no dia a dia;
  • Use salto alto com moderação;
  • Fuja do sedentarismo, opte por subir de escadas ao invés de elevador ou escada rolante, desça uma parada antes no ponto de ônibus e faça o restante do trajeto a pé, etc.

Ficou curioso sobre os sistomas da hérnia de disco? Confira nosso artigo anterior e descubra quais são as causas e sintomas desse problema!