Página

Blog

Home

| Blog

13 de novembro de 2019

Como prevenir a LER (Lesão por Esforço Repetitivo)?

Apesar de ser mais fácil encontrar danos corporais sérios em pessoas que praticam esportes de alto desempenho, há muitas atividades do dia a dia que também podem afetar sua saúde. Um bom exemplo disso é a Lesão por Esforço Repetitivo, abreviada como LER.

Como o nome já deixa a entender, tratam-se de lesões que ocorrem quando você repete a mesma ação diversas vezes, sendo bem comum em pessoas que trabalham manualmente e em escritórios. Com o tempo, ela pode passar de um incômodo a um problema grave.

Para evitar que você se prejudique, separamos aqui algumas dicas para prevenir a Lesão por Esforço Repetitivo. Confira:

Faça pausas regulares

O que mais causa LER é o esforço por períodos prolongados. Sendo assim, uma maneira de otimizar seu desempenho e minimizar danos é fazer descansos regulares. O mínimo recomendado é que, a cada 25 ou 30 minutos, você realize uma pausa de pelo menos 5 minutos para descansar. Isso reduz bastante as chances de lesão.

Beba bastante água

Diversas lesões por esforço repetitivo também ocorrem quando não há lubrificação adequada das juntas ou dos tendões musculares, fazendo com que os tecidos se arrastem e se desgastem. Se manter hidratado, além de todos os outros benefícios, também te ajuda a minimizar o impacto do esforço repetitivo em seus músculos e juntas.

Adote uma postura de trabalho adequada

Trabalhar muito curvado, com o corpo tenso, aumenta a pressão dos tecidos, contribuindo tanto para seu desgaste mais rápido quanto para seu cansaço ao longo do dia. Mudar sua postura, deixando a coluna ereta e relaxando um pouco mais os ombros, fará uma grande diferença na sua qualidade de vida cotidiana.

Apoie os pés no chão

Algumas pessoas gostam de cadeiras altas, que deixam os pés suspensos, mas isso é outra forma de aumentar o estiramento dos tecidos musculares. Deixar a planta dos pés apoiada no chão relaxa toda a musculatura das pernas, contribuindo também para o maior relaxamento do resto do corpo.

Ajuste a altura da cadeira

Como regra geral, você quer que sua cadeira de trabalho seja confortável e adequada para seu corpo, especialmente se passa a maior parte do dia sentado nela. Sendo assim, vale a pena ter uma cadeira ajustável, que possa ser colocada precisamente na altura que você precisa para te ajudar a manter uma boa postura. Mantenha um ângulo horizontal em relação à tela do computador e você verá como o esforço é menor.

Em caso de dores fortes, vá ao médico

É sempre importante lembrar que a Lesão por Esforço Repetitivo é um problema silencioso, que afeta pouco a pouco o seu corpo até se tornar insuportável. Sendo assim, além de tomar algumas medidas de precaução, também é recomendado ir ao médico e buscar tratamento, especialmente quando a situação se tornar um pouco mais grave. Quanto antes o problema for identificado, mais fácil será sua correção.

Com essas informações, você já está mais preparado para evitar a lesão por esforço repetitivo e manter a sua saúde no trabalho. Quer receber mais dicas de qualidade de vida? Então curta nossa página no Facebook, Instagram e fique sempre por dentro de nossos conteúdos.