25 de março de 2020

Lesões na virilha: principais causas, tratamentos e exercícios.

Durante a prática de exercícios ou mesmo em atividades do dia a dia, pode ser que você sinta dores no corpo decorrentes de lesões. Um exemplo disso são as lesões na virilha, uma parte do corpo sujeita a diversos danos ao longo do dia.

Conhecer suas causas, tratamentos e prevenções é fundamental para minimizar esse tipo de problema. Para te ajudar, trouxemos aqui algumas informações relevantes sobre o tema. Acompanhe.

Quais são suas principais causas?

Lesões podem ter diversas origens, dependendo das suas atividades diárias. Algumas das causas mais comuns de lesões na virilha são:

1 – Estiramento muscular

Dor causada por uma pequena lesão, afetando menos de 5% do tecido. Pode ser resultado de atividades físicas excessivas ou praticada incorretamente. Não é o caso mais grave, mas ainda exige atenção. Veja mais em nosso artigo sobre estiramento muscular.

2 – Cálculo renal

A presença de um cálculo renal aumenta a pressão sanguínea e causa dores em toda a região da virilha. Além disso, pode ser que essa dor venha associada a outros problemas de saúde. É um sintoma bem claro de que deve-se ir ao médico.

3 – Inflamação do intestino

Caso haja uma inflamação no intestino delgado ou grosso, é possível que os danos se estendam aos tecidos musculares da virilha, causando dores e dificultando as atividades do dia a dia. Mais uma vez, é provável que você tenha outros sintomas associados, principalmente problemas de digestão.

Quais os melhores tratamentos para lesões na virilha?

Diante dessas situações, há alguns tratamentos que podem ser realizados. Os mais comuns são:

1 – Descanso

O repouso é a melhor forma de evitar mais danos à musculatura da região, dando a ela tempo para se recuperar. Evite movimentos que provocam dor, mesmo as mais simples. Caso contrário, há o risco de a situação se agravar.

2 – Compressa de gelo

O gelo contribui bastante para a redução de dores, pois relaxa a musculatura e aumenta a circulação de sangue. Isso reduz a intensidade dos sintomas e melhora o processo de recuperação.

3 – Alongamento

Quando a dor estiver menos intensa, é possível começar um alongamento da musculatura. Isso evita que ela endureça, melhora a recuperação total e reduz as chances de que algo similar ocorra novamente.

4 – Anti-inflamatório

Nos primeiros dias, quando a dor está mais intensa, é uma boa opção aplicar anti-inflamatórios na região. Isso contribui para minimizar os sintomas, tornando o tratamento um pouco mais tranquilo e minimizando o desconforto inicial.

Exercícios para prevenir lesões na virilha

Se você quer minimizar as chances de lesões futuras, então o melhor caminho é praticar exercícios que ajudem no fortalecimento e extensão dessa musculatura. Se você pratica atividades físicas que exigem flexibilidade, como dança, então alongamentos regulares serão sempre necessários, por exemplo. Conversar com um profissional é a melhor maneira de otimizar sua prática.

Agora que você entende melhor as causas, tratamentos e prevenções para as lesões na virilha, pode praticar suas atividades do dia a dia com mais segurança. E se quiser continuar recebendo mais dicas de saúde, siga nossas redes sociais e acompanhe tudo em primeira mão.