Página

Blog

Home

| Blog

4 de junho de 2019

QUAIS AS CAUSAS E OS SINTOMAS DA HÉRNIA DE DISCO?

Quem nunca chegou em casa depois de um dia de trabalho, com dor nas costas, e acreditou que era apenas cansaço? Porém, poucas vezes pensamos que nas dores como indicativos de um problema mais sério, como a hérnia de disco.

Atualmente, mais de 6 milhões de brasileiros sofrem com a doença que é a 2ª maior causa de afastamento do trabalho, ficando atrás apenas das doenças cardíacas. Ainda, 15% da população mundial sofre com a hérnia de disco.

Apesar de ser um problema “comum”, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre esse tema. Por isso, neste artigo nós reunimos várias informações para te ajudar a esclarecer todas elas. Confira!

O que é a hérnia de disco?

A coluna é formada por vértebras e discos intervertebrais, que são tecidos entre os ossos que possuem a função de amortecer impactos, fornecer flexibilidade e evitar o atrito entre uma vértebra e outra. Esses discos são compostos por um tecido cartilaginoso e elástico.

A hérnia de disco acontece quando parte de um disco sai de sua posição normal e espreme as raízes nervosas que se dividem a partir da medula espinhal e que surgem da coluna espinhal. Essa lesão é mais comum nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que aguentam mais carga.

Quais são os sintomas da hérnia de disco?

O principal sintoma da hérnia de disco é a dor na coluna, porém, existem alguns casos em que a lesão é assintomática. Ainda, dependendo do disco acometido, as dores podem se espalhar para outros locais como, pescoço, ombros, braços, mãos, pernas e pés.

Caso você identifique algum dos sintomas mencionados a seguir, procure um médico especializado na coluna:

  • Dor na coluna há mais de três meses;
  • Dor nas costas durante a noite e piora ao acordar;
  • Dor intensa ao ficar de pé ou andar;
  • Dificuldade em permanecer sentado, mesmo por curtos períodos de tempo;
  • Perda de força em uma perna ou ambas;
  • Dor, dormência ou formigamento nos braços, mãos e dedos;
  • Incontinência urinária;
  • Dor ao ficar com a perna estendida;
  • Redução do rendimento e desânimo para a realização de atividades rotineiras;
  • Dores de cabeça relacionadas a dores na região da nuca e que se prolongam para os ombros;
  • Dificuldades para andar ou levantar algum objeto.

O que causa a hérnia de disco?

Postura

Cada movimento que realizamos durante nosso cotidiano exige uma postura correta, até mesmo quando estamos parados. A coluna exige uma posição adequada, pois é ela quem sustenta nosso corpo, nos equilibra e distribui forças e gestos. Desta forma, a má postura é um dos fatores que provoca a hérnia de disco.

Sedentarismo

A falta de exercícios físicos enfraquece os músculos, causa flacidez do tronco e encurta as fibras musculares, alterando a pressão sobre as articulações dos discos.

Idade

A hérnia de disco é uma doença degenerativa, assim, o avanço da idade também é uma das principais causas. Ela acontece normalmente entre os 30 e 55 anos, nos discos da parte baixa da coluna, que são as que mais operam.

Obesidade

A coluna suporta todo o nosso corpo, assim, quanto mais acima do peso estiver, mais peso a coluna sustenta. Logo, os discos são prejudicados pelo sobrepeso. O maior grupo de pessoas caracterizadas com a hérnia de disco sofrem de obesidade.

Uso de salto alto

Os sapatos de salto alto causam mudanças na postura, além de deixar a mulher na posição de ponta dos pés. Desta maneira, a região do calcanhar não faz esforço e a chance de forçar a coluna é imensa. Logo, esse empenho que a coluna faz pode provocar a hérnia de disco.

Agora que você já sabe mais sobre a hérnia de disco, chegou a hora de começar a cuidar mais de si e da saúde, certo? Para isso, conte com o suporte de profissionais especialistas e qualificados, como os da Orthos Clínica de Fraturas! Entre em contato e marque um horário para esclarecer suas dúvidas e receber orientações adequadas.