17 de setembro de 2019

Quais os sintomas de lesões nos cotovelos?

Sentir um pouco de dor nas juntas é normal para quem pratica certas atividades físicas ou faz esforços repetitivos. Mas é importante tomar cuidado para essas dores não se tornarem danos persistentes. Ficar atento aos principais sinais de lesões nos cotovelos, por exemplo, é fundamental para encontrar o tratamento certo e prevenir estas dores.

Para te ajudar a entender melhor o assunto e preservar sua saúde, vamos falar um pouco mais sobre as principais lesões nos cotovelos, seus sintomas e o que você pode fazer para evitá-las. Acompanhe:

Principais tipos de lesões nos cotovelos

Tendinite

Uma das lesões mais comuns no dia a dia, a tendinite se refere a qualquer inflamação nos tendões, músculos que realizam a contração dos membros. A causa quase sempre é o uso constante ou excesso de força colocada sobre eles por um período prolongado.

No caso dos cotovelos, ela pode ocorrer no bíceps distal, que fica na parte interna do cotovelo, ou no tríceps, que fica na parte externa. Felizmente, o tratamento pode ser feito apenas aplicando gelo ou analgésicos à área dolorida e deixar o braço descansar.

Epicondilite

A epicondilite, por sua vez, é outro tipo de inflamação, mas dessa vez na região do epicôndilo, que são as extensões laterais dos ossos das juntas. Em geral, ela é causada pelo excesso de torção e por segurar objetos pesados, fazendo com que a dor se estenda pelo antebraço. Por isso a lesão também é chamada de “braço de tenista”.

Mais uma vez, o melhor tratamento, a princípio, é descanso. Apenas em casos muito extremos é necessário usar medicamentos ou procedimentos cirúrgicos.

Artrose

Em casos em que há muita pressão sobre as juntas e membros como um todo, pode ser que a pessoa fique com artrose, que é o desgaste na cartilagem. Isso pode causar dor, perda de mobilidade e inchaço no cotovelo.

O tratamento com medicamentos não costuma ser o suficiente para eliminar as dores, que tendem a persistir por bastante tempo. Mesmo movimentos simples, como levar a mão até a cabeça, podem ser incômodos. É importante conversar com o um médico especializado para verificar o melhor tratamento.

Bursite

Existe uma camada de pele que fica sobre as juntas chamada “bursa”, a qual reveste a cartilagem e o osso. A bursite, por sua vez, é uma inflamação dessa área, causando um aumento de volume.

Normalmente, ela não causa muito mais que pequenas dores ao toque nem atrapalha sua movimentação, além de regredir espontaneamente. Porém, se ela se torna crônica ou muito intensa, pode causar problemas mais graves.

O tratamento mais comum para os casos mais agudos é feito com bolsas de gelo, as quais ajudam a diminuir a inflamação. Já em casos onde a bursite é crônica, o médico também pode extrair o líquido da bursa para diminuir a reincidência de inflamações. E se isso não funcionar, é hora de marcar uma cirurgia.

Agora que você conhece os principais tipos de lesões nos cotovelos, seus sintomas e possíveis tratamentos, pode notar estes problemas e procurar os médicos da Orthos – Clínica de Fraturas o quanto antes. Para marcar uma consulta, acesse o nosso site e entre em contato conosco!