26 de setembro de 2019

Quais os sintomas de lesões nos ombros?

A prática de esportes, certos maus hábitos ou mesmo algumas atividades do dia a dia podem gerar bastante esforço do corpo. Os ombros, usados para levantar peso e carregar bolsas, são bons exemplos disso. Dependendo da intensidade e da sua postura, isso pode levar a dores e até algumas lesões nos ombros.

Apesar de serem problemas relativamente comuns, muitas pessoas não entendem bem como essas lesões ocorrem nem como identificá-las. Isso faz com que alguns casos sejam ignorados até que atinjam uma fase muito aguda, onde é mais difícil resolvê-los. Entender os sintomas é um bom primeiro passo para minimizar qualquer dano causado por estas lesões.

Quer entender melhor estes sintomas e como identificá-los? Então acompanhe e conheça os principais tipos de lesões nos ombros.

Tendinite

Você provavelmente já ouviu esse termo se referindo a várias partes do corpo, principalmente mãos e joelho. De forma simples, a tendinite é a inflamação de um dos tendões do corpo, músculos que trabalham para realizar a contração das juntas, como é o caso dos cotovelos, joelhos, pulsos e dedos. Quando ficam inflamados, eles costumam inchar e você sente dor ao movê-los.

Nos ombros, como na maioria dos casos, essa lesão é resultado de esforço contínuo sobre os tendões. Isso costuma acontecer com pessoas que praticam levantamento de peso, que carregam muitas bolsas ou que trabalham levando carga, mas não realizam descansos adequados quando necessário. Em outros casos, a causa pode ser um trauma direto, como um acidente, ou desidratação dos tendões.

Os primeiros sinais são as dores nos ombros ao fazer qualquer esforço e ao toque. Porém, para confirmar se há uma tendinite, é necessário ir ao médico para fazer um exame aprofundado.

Bursite

A bursa é uma camada de pele sobre cada junta que contém líquido, servindo como um amortecedor natural. Porém, assim como os tendões, quando ela sofre muita pressão ou um impacto direto, ela pode ficar inflamada, que é a bursite.

Os sintomas aqui também são claros: dores nas juntas dos ombros, perda de mobilidade e inchaço. Porém, a bursite costuma ceder naturalmente se for deixada em paz. Se, por outro lado, ela se tornar muito aguda e crônica, então é hora de buscar ajuda médica. Pode ser o caso de realizar um procedimento cirúrgico.

Quanto antes for diagnosticado, melhor

Saber como notar estas lesões nos ombros vai te ajudar bastante não só para evitar se exceder em suas atividades físicas, mas principalmente para descobrir quando é necessário buscar ajuda e mudar seu comportamento. Muitas pessoas ignoram esses sinais e continuam suas atividades, o que apenas agrava o problema.

Caso você identifique qualquer um destes sintomas ou apenas esteja sentindo seus ombros ruins, vá a um médico. O diagnóstico precoce é a melhor maneira de minimizar danos persistentes, acelerar sua recuperação e prevenir possíveis reocorrências.

Agora que você entende melhor os principais tipos de lesões nos ombros e seus sintomas, pode ficar mais atento a esses problemas e melhorar sua qualidade de vida. Aproveite e curta nossa página no Facebook, por lá você recebe dicas e informações para cuidar melhor da sua saúde!