26 de dezembro de 2019

Quais os tratamentos para fraturas do quadril?

Fraturas são sempre um grande problema para o paciente. Elas causam muita dor e podem impedir uma série de movimentos necessários para as atividades do dia a dia. As fraturas do quadril, por exemplo, podem deixar uma pessoa sem poder caminhar por várias semanas.

Independente do tipo de fratura sofrida, é necessário buscar um médico e iniciar o tratamento o quanto antes. Só assim será possível evitar complicações no médio e longo prazo.

Para te ajudar a entender melhor o assunto, vamos falar aqui sobre estas fraturas e como são seus principais tipos de tratamento. Acompanhe.

Cirurgia

Uma fratura no quadril envolve um dano direto na junção entre a cabeça do fêmur, parte que transmite o peso do torso para as pernas. Devido à sua gravidade, é comum que o tratamento envolva um procedimento cirúrgico. Veja aqui como ele funciona:

Pré-cirurgia

Primeiro, o paciente deve ser preparado para o procedimento. Isso envolve uma série de ações, como conferir se há algum outro problema que possa se agravar durante o procedimento e garantir que o paciente e a sala estão esterilizados. Logo antes do início, é aplicada uma anestesia geral.

Processo

Durante a cirurgia, os médicos farão a reconstrução da parte fraturada, geralmente utilizando pinos para fixar os fragmentos do osso. O procedimento específico dependerá da localização da fratura e sua gravidade.

Período de recuperação

Após a cirurgia, o paciente passará por uma bateria de exames e receberá antibióticos por 24 horas, pelo menos. Isso minimiza as chances de qualquer infecção interna devido a um problema de esterilização. Fora isso, o paciente apenas deve descansar por algumas semanas até que o corpo possa se recuperar.

Gerenciamento da dor

Antes, durante e após a cirurgia, o paciente deve sentir algumas dores ao longo do dia, geralmente causadas pelo processo de cura ou pelo desalinhamento do osso. Para minimizar isso, ele também deve receber uma dose de analgésicos regularmente, até que esteja devidamente recuperado.

Fisioterapia

Em alguns casos, o tratamento cirúrgico não é necessário, geralmente por que o dano causado foi superficial ou o paciente simplesmente não está forte o suficiente para que a operação seja segura. Nesses casos, são usadas alternativas, como a fisioterapia. Veja mais a seguir:

Fraturas estáveis

Esse tipo de tratamento é indicado quando a fratura em si é considerada estável, ou seja, não há risco de que o corpo comece a cicatrizar e coloque o osso na posição incorreta. Esse quadro permite um tratamento mais brando, mas é importante ficar atento caso ele se desalinhe.

Processo longo

A recuperação da cirurgia também não é instantânea, mas uma fisioterapia sempre é o caminho mais longo para a recuperação. O progresso é gradual e é possível vê-lo no dia a dia, mas pode levar vários meses até que o paciente esteja completamente recuperado e capaz de executar suas funções motoras normalmente.

Com essas informações, já deve estar mais claro para você as opções de tratamentos para fraturas do quadril e como ocorre o processo de recuperação. Quer mais dicas para manter a sua saúde? Confira nosso demais conteúdos aqui no blog e mantenha-se atualizado.