Página

Blog

Home

| Blog

7 de maio de 2019

SAIBA MAIS SOBRE A OSTEOPOROSE

O desgaste dos ossos com a idade e atividade é algo inevitável, mas que seu próprio corpo trabalha para remediar a cada dia. Porém, há várias condições que podem atrapalhar este processo e torná-lo menos eficiente. O mais conhecido deles é a osteoporose, que afeta centenas de pessoas.
Como você já deve ter ouvido falar, a osteoporose é uma doença na qual os ossos perdem densidade, ficando com muitos poros internos. Isso significa que eles ficam menos resistentes, podendo se desgastar ou mesmo serem fraturados com mais facilidade.
Identificar essa condição e tentar remediá-la o quanto antes é muito importante para evitar acidentes mais graves. Se você quer entender melhor o tema, acompanhe e veja mais sobre seus sintomas e sua prevenção.

Quais são os sintomas?

Infelizmente, a osteoporose não possui sintomas visíveis, já que todo o processo ocorre dentro da estrutura óssea. Em geral, a condição só é detectada depois que algum dano é causado, como uma fratura causada por um impacto relativamente leve. Por isso ela é tão grave.

Principais fatores de risco

A melhor forma de tentar identificar a osteoporose com alguma antecedência é ficar atento aos seus principais fatores de risco. Há muitas coisas que podem afetar o nível de fixação de cálcio nos ossos e você pode remediar algumas delas.
Alguns exemplos bem comuns são:
· Idade avançada: após os 45 anos, as células de manutenção dos ossos começam a ficar mais lentas. Quanto mais avançada a idade, maior deve ser a preocupação e a precaução;
· Não tomar sol durante o dia: a luz solar é uma forte responsável pela ativação da vitamina D no corpo, que estimula a fixação de cálcio nos ossos. Quando uma pessoa passa pouco tempo ao sol, o risco de desenvolver osteoporose é bem maior;
· Álcool e fumo: estes dois vícios afetam a saúde negativamente de várias maneiras. Isso inclui a estrutura óssea, pois estas substâncias podem desgastar as células responsáveis pela sua manutenção;
· Falta de exercício físico: atividade física regular causa pequenos danos à estrutura óssea, os quais são reparados em excesso e tornam os ossos mais resistentes de forma geral. Praticar pouco exercício deixa os ossos mais frágeis e vulneráveis;
· Falta de cálcio em sua dieta: por fim, mesmo com vitamina D ativa, seu corpo precisa de uma reserva de cálcio para fazer a manutenção. Por isso mesmo você deve incluir alimentos ricos em cálcio em sua dieta.

Como se prevenir contra a osteoporose?

No geral, a prevenção dessa condição consiste em evitar os principais fatores de risco já citados. Praticar exercício ao ar livre regularmente, ajustar sua dieta de acordo com sua demanda de cálcio e vitamina D, evitar álcool e fumo, além de buscar acompanhamento médico quando chegar a uma idade mais avançada. E caso não seja possível remediar completamente a situação, deve-se ter cuidado para evitar colisões e acidentes.
Agora que você entende um pouco mais sobre a osteoporose, pode trabalhar para preveni-la no seu dia a dia com mais facilidade. E se você considera que pode estar em risco, entre em contato com a Orthos Clínica de Fraturas e marque seu exame agora mesmo.