Página

Blog

Home

| Blog

2 de maio de 2019

TENDINITE E AS PRINCIPAIS CAUSAS

Em uma era cada vez mais digital, fica difícil imaginar a vida das pessoas longe de um computador ou smartphone. Dedicar horas e mais horas a movimentos repetitivos como digitar, por exemplo, pode trazer consequências nada agradáveis para o corpo, especificadamente para os tendões, que podem sofrer com a tendinite.

A tendinite é uma inflamação nos tendões, para entender melhor, imagine que o tendão é uma corda que une o músculo ao osso. Quando essa estrutura é forçada em um cotidiano repleto de movimentos excessivos ou repetitivos, ela pode inflamar, causando dor e até inchaço no local.

A dor que é muito comum nos ombros, cotovelos, punho, joelho e tornozelo, pode ser aguda (dura poucos dias) ou crônica (dura algumas semanas ou anos). Além disso, a tendinite pode atingir qualquer pessoa e suas causas costumar estar associadas, principalmente, a alguns fatores de risco, como: falta de alongamento muscular, falta de condicionamento físico em geral, postura inadequada, movimentos repetitivos, carregar peso excessivo, estresse, práticas de atividades físicas em excesso e doenças autoimunes.

Como evitar a tendinite?

Alongamento

Essa é uma dica válida para todos, no trabalho, faça pausas regulares a cada hora e alongue os punhos, braços, pescoço e coluna por dez minutos. O alongamento deve ser feito frequentemente, mesmo que não haja dores.

No esporte, o alongamento deve ser mais intensificado, com sessões antes e depois da atividade.

Evite excessos

Se tiver uma longa jornada de trabalho, levante-se dê uma caminhada, faça alongamentos e relaxe um pouco. Na atividade física, não ultrapasse os seus limites. Se as dores começarem a aparecer, isso significa que algo não está bem.

Da mesma forma, ao praticar musculação evite o excesso de peso e fique de olho na postura ao realizar os movimentos.

Pratique exercícios

Assim como a prática exagerada de atividades pode provocar tendinite, não fazer também não é a melhor opção. Visto que músculos e tendões tendem a ficar fortalecidos e resistentes com a prática correta de atividade física.

Como é feito o tratamento?

Os tratamentos para a tendinite mudam de acordo com o grau da inflamação. É importante ressaltar que o ortopedista é o profissional mais indicado para avaliar o problema e indicar o tratamento mais adequado.

Para o alívio da dor, a primeira recomendação é o descanso. Não repita o movimento que você está acostumado a fazer e deixe a parte dolorida em repouso. Compressas frias também ajudam a diminuir o inchaço e o incômodo. No caso de medicamento, analgésicos e anti-inflamatórios são indicados.

A Orthos Clínica é referência em tratamento ortopédico e traumatológico, entre em contato e marque uma consulta. Priorize o cuidado com a sua saúde!