Página

Blog

Home

| Blog

31 de julho de 2019

Como prevenir problemas nos pés?

Uma atividade tão simples como comprar sapatos pode acabar se tornando um pesadelo caso você não preste atenção em alguns detalhes, como os modelos, formatos e tamanhos. Afinal, usar calçados inadequados pode provocar lesões e deformidades que colocam em risco a sua saúde.

Pensando nisso, neste artigo nós apresentamos quais são as lesões mais comuns causadas pelo uso de sapatos inaqueados e de que forma podemos prevenir esse tipo de problema. Confira!

Principais lesões causas pelo uso de sapatos inadequados

Joanetes

Provocadas pelo uso prolongado de salto alto ou sapatos de bico fino, os joanetes surgem quando a lateral do pé assume o lugar de apoio do dedão. Geralmente isso acontece porque o pé está apertado dentro do calçado e o dedão não consegue exercer sua função corretamente.

Calos

Quando há um intenso atrito entre os pés e o calçado, a pele começa a “engrossar” com o objetivo de proteger a região que está sendo constantemente machucada. Calçados menores do que o seu tamanho habitual podem causar calos e, se essa situação não for tratada devidamente, pode evoluir para uma grande infecção.

Dores nas costas

Que os sapatos de salto alto provocam dores na coluna não é novidade para ninguém. Mas você sabia que os sapatos baixos também são prejudiciais? Sapatilhas ou sapatos que possuem um salto baixinho não amortecem o impacto durante a caminhada e isso gera desgastes nas cartilagens do tornozelo, joelho, quadril e coluna.

Em alguns casos, as dores podem ser mais graves, como fratura de estresse, dores nas plantas dos pés, fascite plantar e inflamações entre o calcanhar e o tendão de Aquiles.

Como prevenir problemas nos pés?

Opte por calçados confortáveis

A maioria desses problemas são causados pelo uso constante de calçados apertados e desconfortáveis. Em razão disso, sempre que possível, escolha sapatos confortáveis e práticos.

No entanto, alguns ambientes de trabalho exigem que as mulheres usem salto alto e os homens, sapato social. Nesse caso, é interessante as mulheres optarem por sapatos que possuem um salto de até 5cm. Quanto aos homens, escolha um sapato social que tenha uma “folga” na parte dos dedos.

Se a empresa onde você trabalha é mais flexível quanto a roupa usada, aposte nas sapatilhas e até mesmo nos tênis esportivos para manter os seus pés confortáveis e longe das dores.

Evite passar muito tempo sentado

Engana-se quem pensa que ficar sentado é um bom descanso para os pés. Ficar sentado na mesma posição por várias horas pode causar formigamento e dormência nos pés, principalmente se você ficar com as pernas cruzadas (o que prende a circulação).

Pacientes com doenças crônicas degenerativas, com artrite reumatoide, diabetes, neuropatias, hanseníase, hipertensão e problemas circulatórios devem redobrar a atenção nos cuidados com os pés, já que nesses casos, problemas simples podem se tornar complicações graves, levando à perda do membro ou à imobilidade.

Agora que você já sabe o quanto os sapatos inadequados podem ser prejudiciais, fica mais fácil de buscar novos hábitos, certo? Caso você identifique sintomas persistentes na região dos pés ou das pernas, busque por auxílio médico. A Orthos Clínica de Fraturas pode te ajudar! Entre em contato conosco e marque uma consulta para esclarecer suas dúvidas e descobrir qual é o melhor tratamento para você!