31 de maio de 2021

Costela quebrada: conheça os sintomas e as formas de tratamento.

Fraturas nos ossos são problemas consideráveis, pois causam muita dor e podem comprometer boa parte de suas atividades no dia a dia. Por isso é importante buscar ajuda médica imediatamente caso ela ocorra, além de tomar algumas precauções para evitar que elas ocorram. Uma costela quebrada, por exemplo, pode gerar várias complicações se não for tratada adequadamente.

Os sinais de uma fratura na costela costumam ser bem claros, seja na forma de dor ou no osso se deslocando ao toque. Porém, ainda é importante saber quais são as possíveis causas e como é feito o tratamento. Por isso viemos aqui hoje trazer essas informações para você. Acompanhe.

Quais são as principais causas de fraturas nas costelas?

1. Traumas físicos

Na maioria das fraturas ósseas, a ranhura ou rompimento é causada por um impacto físico direto, o qual pode ser resultado de um acidente, durante a prática de esportes, numa queda, entre outras causas. O impacto danifica o tecido ósseo, o que causa bastante dor e dificulta sua seu uso de forma adequada.

2. Osteoporose

A osteoporose é uma doença que leva ao enfraquecimento dos ossos, sendo associada principalmente à idade avançada. Em casos extremos, ela pode levar a uma fratura causada por um impacto ou pressão leves. Por isso que o tratamento da osteoporose é uma prioridade para diversos médicos e pacientes.

3. Fratura por stress

Nesse contesto, “stress” diz respeito à pressão colocada sobre o osso devido a atividade física muito intensa, realizada da forma incorreta ou sem o devido preparo. Em geral, ela se manifesta na forma de um osso que se curva além do que sua flexibilidade natural permite, o que causa a fratura. Também pode ocorrer devido a movimentos repetitivos, que causam lento desgaste no osso, até que ele não consiga mais se manter.

4. Tumor localizado

Se uma pessoa possui um tumor na costela, ele também pode causar a fragilização daquela região, aumentando drasticamente as chances de fratura. No caso de tumores malignos (aqueles causados por doenças), é possível que, durante a fratura, as células infecciosas se espalhem, causando um quadro muito mais grave da doença.

Como é feito o tratamento e recuperação de uma costela quebrada?

Se você tiver uma costela quebrada, então deve buscar imediatamente um médico para iniciar um tratamento. Se ela foi causada por um acidente, então deve haver um atendimento de emergência para evitar complicações. Em seguida, o osso deve ser colocado na posição correta e imobilizado, para permitir que o tecido se regenere adequadamente. Também devem ser receitados analgésicos para minimizar a dor causada pela fratura.

É importante que o paciente se mantenha em repouso durante todo o período de recuperação, ou que execute apenas atividades leves. Tencionar os músculos do abdômen pode fazer com que o osso saia do lugar novamente, reabrindo ferimentos e causando complicações.

Se a fratura foi muito intensa, levando ao desvio da costela e/ou fragmentos sendo alojados no corpo, então pode ser indicado um tratamento cirúrgico. Dessa forma, o médico evita que o osso perfure outros órgãos, como os pulmões ou o fígado.

Quer encontrar o tratamento ideal para esse e outros problemas ósseos? Então entre em contato com a Orthos Clínica de Fraturas agora mesmo e marque sua consulta.