7 de maio de 2021

Conheça as etapas da cirurgia de Rizartrose.

Quais são as etapas da cirurgia de Rizartrose.

Existem procedimentos médicos para os mais diversos problemas físicos, permitindo eliminar dores e outros problemas. Em casos mais graves, é comum que seja feito um procedimento cirúrgico para corrigir o problema. Uma doença que pode exigir esse tipo de intervenção é a Rizartrose, a qual tem se tornado cada vez mais comum ao longo do tempo.

A melhor forma de se preparar para qualquer tratamento é entender como ele ocorre e quais são suas etapas. Para te ajudar com isso, vamos falar um pouco sobre a cirurgia de Rizartrose, como ela é feita e o que você precisa saber para garantir a melhor recuperação. Acompanhe.

O que é a Rizartrose?

Trata-se de um tipo específico de artrose, a qual se localiza na base do polegar, na articulação trapézio-metacarpiana. Ela possui uma estrutura mais instável, a qual facilita a flexibilidade e a movimentação do polegar opositor, indispensável em várias tarefas humanas. Porém, isso também a torna mais vulnerável a desgaste, torções e dores.

Dependendo do estágio de desenvolvimento da doença, seu tratamento pode ser bem simples, com uso de compressas geladas, imobilização, antinflamatórios e descanso. Porém, quando esse tratamento é insuficiente, pode ser necessária uma cirurgia para remover completamente o osso trapézio, mas os detalhes do procedimento dependerão de cada caso e da escolha do médico.

Quais são as etapas da cirurgia de Rizartrose.

Quais são as etapas da cirurgia de Rizartrose

1. Verificação de necessidade e possibilidade

Antes de pensar na cirurgia, o médico deve avaliar com cautela o caso e determinar se uma cirurgia é mesmo necessária. Por ser um processo muito mais invasivo, há maiores riscos de complicação e demora de recuperação. Sendo assim, o ideal que ele seja adotado apenas como último recurso.

2. Preparo do paciente

Não há muitos procedimentos de preparo específicos da cirurgia de Rizartrose, apenas ações comuns, como exames para determinar se há riscos associados à anestesia ou se há outros fatores que possam dificultar o processo. Se o paciente tem feito consultas regulares, então não deve haver nenhum grande problema.

3. Procedimento cirúrgico

Estando tudo em ordem, o cirurgião pode começar o procedimento. O paciente é colocado em anestesia geral durante a cirurgia, na qual o osso trapézio é removido da base do polegar. O tecido é reconstruído e a incisão é fechada, sendo um procedimento com mínimo de risco. O mais comum é perda de força no movimento de pinça do punho.

4. Pós-operatório

O paciente pode ficar em estado ambulatório ou internado por uma noite para monitoramento, mas não há muita necessidade de uma estadia prolongada. O pulso é imobilizado com gesso por 3 semanas, até que esteja apto à reabilitação.

5. Recuperação

Com a remoção do gesso, começa o procedimento de fisioterapia para remobilizar o pulso. Uma recuperação completa pode levar de 3 a 6 meses, dependendo das condições do paciente e do quão saudável ele era, fora a Rizartrose. Durante esse período, é importante que não seja feito esforço com o punho.

Agora que você sabe um pouco mais sobre a cirurgia de Rizartrose, pode buscar os exames certos e, se necessário, marcar o procedimento. Para isso, entre em contato com a Orthos Clínica de Fraturas e marque já sua consulta.

Entre em contato com nossa equipe pelo whatsapp (49) 98409 7072 ou consulte nossos Convênios cadastrados