10 de maio de 2021

Conheça os principais desvios da Coluna.

A coluna vertebral é uma das partes mais importantes do corpo, sendo responsável pela sua sustentação e estabilidade. Porém, isso também significa que ela é uma das partes que mais sofrem pressão no dia a dia, o que pode levar a alguns problemas de conformidade. Por isso é importante ter cuidado especial com sua postura e saúde para evitar desvios da coluna.

Existem três tipos principais de desvios que uma pessoa pode ter: a cifose, a lordose e a escoliose. Cada um deles apresenta problemas diferentes com os quais você deve lidar caso aconteçam, além de formas diferentes de detecção e tratamento.

Para te ajudar a entender melhor o assunto e manter sua saúde, vamos falar desses três desvios de coluna, seus sintomas e como eles são tratados. Confira:

Conheça os principais desvios da Coluna.

Os 3 principais desvios de coluna.

Cifose

A cifose é um desvio lateral da coluna em que seu formato fica similar a um C ou um S quando visto de frente. As causas da cifose são bem variadas, podendo ser uma consequência de má formação durante o crescimento, por causa de problemas genéticos, como consequência de acidentes, problemas musculares, postura ruim ou mesmo sem causa visível.

Na maioria dos casos, não é difícil notar os sinais da escoliose. O paciente pode ter um lado do corpo mais “assimétrico”, com quadril e ombros que não ficam alinhados na horizontal, um lado mais elevado que o outro. Isso pode levar a algum desconforto e dores localizadas que se intensificam quando a curvatura fica mais aguda.

Lordose

Nesse caso, há uma curvatura na lombar em direção à parte da frente do corpo, salientando a barriga. É conhecida também como “síndrome do bumbum arrebitado”. As causas são bem diversas, indo desde obesidade e má postura até um efeito colateral do nanismo ou osteoporose.

Como é de se esperar, essa pressão sobre os ossos causa dores nas costas e no pescoço, devido ao estresse muscular. Pode ser um pouco mais difícil notar o desvio visualmente quando ele ainda não é muito intenso, sendo mais confiável buscar a opinião de um médico ortopedista.

Escoliose

Trata-se de um desvio da coluna causado pela rotação das vértebras, o que acontece quando elas sofrem grande pressão e precisam se reajustar para acomodar o peso. Enquanto a lordose e a cifose podem ser considerados desvios normais e esperados ao longo da vida, a escoliose é um desvio anormal, ou seja, sempre exige tratamento. A causa mais comum é o excesso de peso ou atividade física sobre os ossos.

Leia também: Cuidados com a sua coluna em tempos de isolamento social.

Como é feito o tratamento

Primeiramente, você deve consultar o ortopedista especializado, caso encontre qualquer um dos sintomas. Ele pedirá um raio X para avaliar seu estado e definir o melhor método de tratamento. Alguns dos principais meios usados são:

• Reeducação Postural Global;
• Uso de órteses;
• Fisioterapia;
• Pilates;
• Etc.

Em casos em que a curvatura é muito intensa e ameaça a saúde do paciente de imediato, o médico também pode sugerir um tratamento cirúrgico, o qual irá recolocar a coluna no lugar e fixá-la com hastes que impedem que ela se desvie novamente.

Quer encontrar a assistência que precisa nesses tratamentos? Então entre em contato com a Orthos Clínica de Fraturas e marque sua consulta. Nosso Whatsapp