Página

Blog

Home

| Blog

12 de março de 2020

Traumatologia Esportiva.

Quem pratica esportes regularmente sabe muito bem como essas atividades podem provocar danos ao corpo quando não forem bem executadas. Daí que surge a traumatologia esportiva, um campo de conhecimento dedicado às lesões e outros problemas ocasionados pela prática de atividades físicas. Se você pretende obter o melhor proveito dos seus esportes, então precisa tomar alguns cuidados.

Mesmo com as devidas orientações, é comum que algumas pessoas cometam erros e acabem sofrendo alguns traumas. Especialmente os chamados “atletas de fim de semana”, pessoas que praticam atividades físicas com pouca frequência e nem sempre com auxílio profissional. Se esse for o seu caso, o cuidado deve ser redobrado.

Para te ajudar a não cometer erros graves, separamos aqui algumas informações sobre a traumatologia esportiva e o que fazer para minimizar riscos à sua saúde. Acompanhe.

Quais são as principais causas dos traumas esportivos?

Um bom ponto de partida aqui é entender quais são as causas mais comuns para esses problemas, pois isso te ajuda a ficar mais atento durante suas atividades. Alguns dos exemplos mais claros são:

1 – Execução incorreta das atividades

Seja correr, caminhar, jogar futebol ou qualquer outra atividade física, é importante manter uma boa postura e movimentos corretos durante sua execução. Sem isso, é bem mais provável que você sofra uma torção ou distensão. Quando falamos em atividades sem orientação, é bem comum que sua prática não seja tão bem disciplinada.

2 – Falta de prática

Como já mencionamos, os “atletas de fim de semana” são pessoas que têm pouca ou nenhuma frequência de atividade física. Isso significa que seus corpos não estão preparados para o esforço normal ao qual será sujeito. E, devido ao pouco conhecimento, acabam se esforçando demais e provocando lesões.

3 – Sobrepeso

Outro fator importante na prática de exercícios é o peso. Em especial, pessoas com excesso de gordura. Isso quase sempre provoca indisposição e aumenta a pressão sobre músculos e ossos. Para estas pessoas, as atividades devem ser adaptadas de acordo com suas necessidades.

3 cuidados de traumatologia esportiva

Para evitar problemas como esses, o melhor a fazer é tomar algumas precauções. Veja aqui alguns bons exemplos:

1 – Aquecimento e alongamento

Alongar os músculos e fazer um aquecimento ajuda a elevar a circulação de sangue e oxigenar os tecidos. Alguns minutos logo antes da prática de esportes reduz consideravelmente o risco de lesões, distensões ou outros problemas similares.

2 – Regule a intensidade

Quando você está atingindo seu limite físico, seu corpo sempre envia sinais de que é melhor reduzir o esforço. Porém, seja para perder peso ou ganhar massa muscular, algumas pessoas acabam ignorando esses sinais e se esforçam além de seus limites, causando lesões. É importante não parar nos primeiros minutos, mas é importante manter um nível de intensidade adequado para seu corpo.

3 – Buscar orientação para as atividades

Se você quer mesmo praticar esportes, então o ideal é ter o apoio de um profissional de educação física ou instrutor especializado ao seu lado. Ele pode te dar as orientações certas para evitar lesões, mesmo que você tenha pouquíssimo tempo para praticar.

Agora você já sabe mais sobre a traumatologia esportiva. Quer continuar se mantendo bem informado? Então siga nossas redes sociais e receba tudo em primeira mão.