7 de abril de 2021

Causas, sintomas e tratamentos do “pulso aberto”

Hoje em dia, a ocorrência de dores no pulso é um problema bem comum, principalmente associados à digitação. Tanto que hoje fala-se muito no conceito de “pulso aberto”, o nome popular usado para se referir a essas dores e várias de suas causas.

Mesmo que não seja um conceito clínico, ele ainda tem certa utilidade no dia a dia, ajudando a identificar certos problemas de saúde e incentivando a população a encontrar a ajuda que precisa. Porém, ainda é uma boa ideia entender com mais clareza a que o “pulso aberto” se refere, mesmo que apenas para fazer a sua própria prevenção.

Quer entender melhor o assunto? Então acompanhe e veja o que é, quais são as causas, sintomas, como é a prevenção e o tratamento.

Imagem: Tua Saúde

O que é o pulso aberto?

Como mencionamos no início, o “pulso aberto” é uma forma coloquial de se referir a uma série de doenças e problemas físicos que levam a dores e perda de mobilidade nos pulsos. O mais comum é que sejam dores causadas por Lesão por Esforço Repetitivo (LER) ou tendinite. Doenças comuns em quem utiliza muito o computador ou o celular. Os casos mais graves podem envolve fratura ou luxação do pulso.

Quais são suas causas?

Sendo uma maneira informal de se referir a várias doenças, a causa do pulso aberto varie de acordo com a causa da doença em questão. O mais comum é que esteja associada a um tipo de esforço específico ou duradouro, mas também pode ter raízes associadas à genética, alimentação ou alguma outra predisposição.

Quais são seus principais sintomas?

A dor é o sintoma mais claro, sendo o sinal mais simples de que há algo de errado com o corpo. A maioria das doenças citadas até agora também costumam envolver certo grau de inchaço na pele, especialmente quando há tendinite ou luxação. Alguns sintomas mais sutis, como perda de flexibilidade, podem se manifestar com menor intensidade no começo.

Como fazer a prevenção?

Para casos de esforço repetitivo, o ideal é fazer intervalos regulares em suas atividades, permitindo que os tendões descansem. Também é recomendado manter uma boa postura durante essas atividades, especialmente aquelas que envolvem manipulação de objetos pesados, os quais exigem muito esforço físico.

Se for detectada alguma dor momentânea, faça uma pausa até que ela passe. Se ela se tornar recorrente, considere mudar suas atividades ou tirar férias. Também é importante se atentar à sua predisposição, se consultando com um médico especializado regularmente.

Como é feito o tratamento?

O método de tratamento dependerá do tipo específico de doença. Fraturas e luxações exigem acompanhamento médico direto, enquanto dores pequenas podem exigir apenas um descanso mais prolongado. Em todos os casos, o ideal é ter a opinião de um médico especializado, visto que qualquer tentativa de tratamento caseiro pode apenas agravar os danos.

Considerando esses fatores, você já está mais apto para lidar com o chamado “pulso aberto”. E se está em busca de ajuda especializada para se tratar ou se prevenir, entre em contato com a Orthos Clínica de Fraturas e marque sua consulta.

Acompanhe nossas redes sociais, Facebook e Instagram.