Página
Blog
Home
| Blog
23 de outubro de 2020
Lesão osteocondral: como lidar com defeito na cartilagem de uma articulação?
A prática de esportes contribui muito com a saúde de qualquer pessoa. Estimula o coração, evita o acúmulo de gordura e melhora a qualidade de vida. Porém, para que ela seja feita com mais segurança, é necessário tomar certos cuidados. Por exemplo, pode ser que ocorra uma lesão osteocondral se você não se prevenir.
Se você pratica esportes com bastante frequência, então esse é o tipo de problema ao qual você deve se atentar. E entender como ela ocorre é um dos primeiros passos para evitá-la.
Para te ajudar a praticar esportes de forma mais segura e saudável, vamos falar um pouco mais sobre a lesão osteocondral, o que ela é, suas causas, seus sintomas, tratamento e melhores práticas de prevenção. Acompanhe.
O que é a lesão osteocondral?
Este tipo de lesão se refere a um defeito na cartilagem em uma das juntas do corpo, principalmente joelhos e cotovelos. A cartilagem é o tecido responsável por ligar ossos, permitindo sua movimentação. Quando ela fica desgastada ou se rompe, isso é uma lesão osteocondral.
Uma das causas mais comuns para este tipo de lesão é justamente o esforço excessivo, quando um indivíduo passa muito tempo se movimentando ou forçando essas articulações. Algo que costuma acontecer com alguma frequência com pessoas que praticam esportes intensos regularmente. Também existem outros fatores de risco, como doenças genéticas ou simplesmente a prática desses exercícios de forma incorreta.
Quais são os principais sintomas?
Assim como muitas outras lesões, a dor localizada costuma ser o sintoma mais evidente. Alguém que esteja passando por um desgaste ou lesão nas articulações começa a sentir mais dor quando faz esforço físico. Pode começar como algo brando, mas se tornar muito intensa quando a lesão é mais grave, especialmente se houver inchaço na região.
Outro sinal bem comum é a perda de mobilidade na articulação, ocorrendo travamentos ou instabilidade ao se movimentar. Se você já possui um histórico de lesão ou realizou outra cirurgia, então os riscos também são um pouco maiores.
Como é feito o tratamento?
Dependendo da idade, tipo físico e intenção de continuar praticando certos esportes na mesma intensidade, o tratamento indicado é diferente. Nos casos mais brancos, uma fisioterapia acompanhada de medicamentos simples e injeções é a melhor opção. Porém, se a lesão em questão for muito grave, pode ser que o procedimento cirúrgico sejam mais indicado. Por exemplo, existe a possibilidade de fazer uma transfusão de cartilagem, estimulando a regeneração a partir do tecido mais saudável.
Como se prevenir contra lesão osteocondral?
Dependendo do tipo de esporte que você pratica, há muitos fatores que podem levar à formação de fraturas, sendo bem difícil simplesmente evitar as causas. O melhor que pode ser feito é buscar boas práticas durante as atividades físicas, evitando impactos excessivos, tirando intervalos e usando a postura correta. Cuidar da alimentação e fazer alongamentos também são medidas preventivas bem efetivas.
Com estas informações, você já entende um pouco mais sobre a lesão osteocondral, suas causas e a importância de se prevenir. E a melhor forma de fazer isso é através de diagnósticos preventivos.
Entre em contato com a Orthos Clínica de Fraturas agora mesmo e agende a sua consulta. Nossos contatos.
E não esqueça de seguir nossas mídias sociais Facebook ou Instagram.