Página

Blog

Home

| Blog

11 de janeiro de 2020

Confira as principais doenças da coluna.

Apesar de muitos não prestarem atenção, a estrutura óssea do corpo é uma das partes que mais sofre pressão ao longo dos anos. A coluna, em particular, é profundamente afetada por doenças e problemas de postura. É importante estar atento aos sinais quando algo estiver errado com sua colina, pois as consequências para sua qualidade de vida podem ser bem graves.

Há muitos sintomas que podem indicar doenças de coluna, sendo que cada um representa um problema diferente. Para te ajudar a preservar melhor sua saúde, listamos aqui os 5 problemas mais comuns e como eles te afetam. Acompanhe:

  • Artrose na coluna

    A artrose, de forma geral, é um problema nas articulações, resultado de danos causados à cartilagem. Quando ela ocorre na coluna, pode provocar dores e perda de flexibilidade na articulação entre as vértebras, prejudicando sua locomoção e sua postura. O tratamento quase sempre envolve remédios para suprimir dores fortes, sessões de fisioterapia, além de tratamento para artrose em outras áreas do corpo.


  • Escoliose

    Quando você coloca muito peso nas costas pelas laterais, sua coluna muda de forma para se acomodar à pressão. Isso gera a escoliose, um desvio na conformidade das vértebras, que assume a forma de um C ou um S. Os tratamentos variam de acordo com a gravidade, indo desde fisioterapia até o uso de um colete para realinhamento da postura. Felizmente, costuma haver boa chance de recuperação.


  • Hérnia de disco

    Provavelmente o problema mais comum da lista, hérnias são protuberâncias nos ossos que ocorrem quando eles sofrem muita pressão de um lado e o cálcio se acumula em um determinado espaço. Essas protuberâncias podem gerar diversas consequências, desde dores localizadas até perda de mobilidade. Em muitos casos, é usada fisioterapia como principal forma de tratamento, mas alguns pacientes podem precisar de intervenção cirúrgica para conseguir corrigir o problema. Saiba mais em nosso outro artigo, clique aqui.


  • Lombalgia

    Trata-se de qualquer dor na região lombar das costas, ou seja, na base da coluna. Há incontáveis causas, sendo um problema bem comum. Praticamente todo mundo sofre com isso em algum momento da vida. Porém, existem diversos casos em que as dores são muito agudas e/ou persistentes, exigindo um tratamento mais aprofundado. Em geral, é necessário fazer uma reeducação postural global para promover uma recuperação adequada para o paciente.


  • Osteoporose

    Como o nome diz, trata-se da formação de poros na estrutura óssea, o que compromete sua durabilidade e aumenta as chances de fratura. É uma doença especialmente comum em pessoas mais velhas, que já não têm a mesma capacidade de se recuperar após os pequenos desgastes dos ossos. Felizmente, existem várias formas de tratamento às quais você pode recorrer, principalmente na forma de remédios e suplementos alimentares. Pequenas mudanças de hábito, como alterar sua alimentação e pegar mais sol ao longo do dia, também ajudam a prevenir a osteoporose. Saiba mais em nosso outro artigo, clique aqui.

Com essas informações, você já pode ficar mais atento aos sinais de doenças da coluna e buscar ajuda profissional. Se quiser continuar bem informado sobre esses temas, acompanhe nossas redes sociais e receba tudo em primeira mão.